• contato@gruporb.adv.br
  • +55 44 3305 0658

Receita Federal institui declaração para Pessoas Jurídicas que utilizam créditos tributários decorrentes de benefícios fiscais

Receita Federal institui declaração para Pessoas Jurídicas que utilizam créditos tributários decorrentes de benefícios fiscais

A Receita Federal do Brasil publicou, na data de hoje (18/06), no “Diário Oficial da União”, a Instrução Normativa RFB nº 2198/2024, que dispõe sobre a apresentação da Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária – Dirbi.

A mencionada Declaração, a qual representa uma nova obrigação acessória ao contribuinte, deve ser apresentada pelas pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, as imunes e as isentas, aos consórcios que fazem negócios jurídicos em seu nome próprio e às Sociedades em Conta de Participação, que usufruem dos benefícios fiscais tributários constantes do Anexo Único da Instrução Normativa ora tratada.

Com relação ao prazo de entrega, a Dirbi deverá ser enviada até o vigésimo dia do segundo mês subsequente ao do período de apuração, e sua entrega será obrigatória em relação aos benefícios fiscais usufruídos a partir do mês de janeiro de 2024.

Outros pontos importantes trazidos pela Instrução Normativa se referem às empresas com dispensa de apresentação, à forma de apresentação, ao conteúdo da declaração, e às penalidades pela falta ou atraso na entrega.

Ressalta-se, por fim, que a IN RFB nº 2198/2024 entrará em vigor em 1º de julho deste ano.

A equipe da Ribczuk Advogados e da R&B Soluções Contábeis e Tributárias se colocam inteiramente à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.